Harpa Laser
O músico Leo Bettinelli transformou este instrumento clássico, tocado de forma tão mágica por Joanna Newsom, em uma maravilha futurista de alta tecnologia que parece ter saído de um filme de ficção científica. São 16 raios laser conectados a um computador que, ao serem tocados, transmitem ondas sonoras criadas por variação de voltagem. A gente não sabe muito bem o que isso significa, mas o som é bem legal.
Nomis
As apresentações de DJs podem ser visualmente limitadas – a não ser em festivais com shows de luz e outros recursos do tipo. Mas, focando nos sets do dia a dia, a nova invenção de Jonathan Sparks pode deixar as coisas mais interessantes. Para tocar o Nomis, o músico precisa usar uma luva semelhante às que são utilizadas em realidade virtual e mover as mãos através da “interface polifônica octogonal”. O computador então traduz os movimentos em música e luz. Chique.
Yaybahar
A invenção criada pelo músico turco Gorkem Sen parece um instrumento antigo vindo de alguma parte isolada do mundo. Talvez tenha até sido baseada em artefatos antigos, mas o yaybahar é na verdade uma criação supermoderna: um instrumento de corda acústico que soa como um sintetizador. São cordas verticais e horizontais, que são tocadas com as mãos, e um pedal.
Optron
Esse tem que tocar com vontade. O design criado por Chet Udell mais parece um sabre de luz ou uma lâmpada de cozinha, mas o som que o Optron faz é com certeza o que muita banda por aí está procurando. O tubo combina LEDs extremamente brilhantes com tecnologia de ponta e emite som ao ser movimentado em qualquer direção – é o movimento que vai fazer o som e a luz variarem.
Cantor Digitalis
Este sintetizador de voz foi o vencedor da Guthman Musical Instrument Competition 2015 e não é difícil ver o porquê. Parece um tablet em forma de teclado, ligado a um computador. Com ele você pode escolher diversos tipos de voz (pode ser até a sua) e alterar o tom, a tensão, prolongar sons de vogal, enfim, fazer o que der na telha.
Tenori-On
Björk, Four Tet e Peter Gabriel são alguns dos admiradores dessa preciosidade. Criada pelos artistas japoneses Toshio Iwai e Yu Nishibori para a Yamaha, o Tenori-On é um grid de LED 16×16 de dois lados que responde ao toque, grava o som e depois toca tudo em looping. O Tenori-On é portátil e vem com caixas de som embutidas, um sonho para quem se apresenta em vários lugares diferentes.
Fonte: https://www.redbull.com/